PONTO E CONTRAPONTO DO USO DA BATERIA NA IGREJA

Algum tempo atrás li no site advir um artigo do pastor Yuri Raven sobre o uso de bateria na igreja onde (não sei se entendi bem, mas a impressão que tenho é que ele faz apologia ao uso da mesma (http://www.advir.com.br/sermoes/sermoes_c_usodabateria.asp).

Com base nos estudos que eu já tinha feito na Bíblia sobre o assunto, decidi expor aqui o ponto e o contra ponto de cada um dos argumentos usados por ele na ocasião.

O Uso de Bateria como Instrumento Musical na Igreja é Pecado?

Ponto: Pr. Yuri Ravem

A percussão era usada no templo do Antigo Testamento?

Bíblia:(Sim)

Devido à polêmica deste assunto, o objetivo deste artigo é responder às seguintes perguntas: a percussão era usada no templo do Antigo Testamento? A Bíblia e o Espírito de Profecia proíbem o uso de percussão?

Definição: A bateria pode ser definida como “os instrumentos de percussão de uma banda de música ou de uma orquestra” ( Dicionário Brasileiro Globo, 50ª. ed. ). Em outras palavras, bateria ou percussão se referem aos vários instrumentos que marcam o ritmo ou andamento musical, com timbres, tons e formas variadas. Uma bateria pode ser muito bem ilustrada pelos instrumentos de uma fanfarra. Exemplos de instrumentos de percussão: bumbo, caixa, pratos (címbalo), etc.

A Bateria no Templo do Antigo Testamento

Em II Crônicas 29:25 (ver também I Crônicas 25) temos a seguinte descrição dos instrumentos do templo: “Também estabeleceu os levitas na Casa do Senhor com címbalos, alaúdes e harpas, segundo o mandado de Davi…”

Alaúde e harpa são instrumentos de corda, todavia, címbalo é um instrumento de percussão, segundo o Dicionário Bíblico Adventista, pág. 254. Note a descrição deste instrumento: “Dois tipos de címbalos têm sido achados pelos arqueólogos. Um destes tipos consiste em dois pratos achatados, feitos de metal, que eram batidos um no outro de forma ritmada; o outro tipo consiste em duas espécies de conchas, batida uma na outra” (R. N. Champlin, Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, vol. 4. Pág.426).

Hoje os címbalos são usados na bateria convencional como ximbal (pratos sobrepostos) e pratos de vários timbres e formas.

Em Salmos 150 temos o convite ao louvor e adoração a Deus com vários tipos de instrumentos: “Louvai-O ao som da trombeta; louvai-O com saltério e com harpa. Louvai-O com adufes e danças; louvai-O com instrumentos de cordas e com flautas. Louvai-O com címbalos sonoros; louvai-O com címbalos retumbantes” (versos 3 a 5).

Podemos concluir que havia instrumentos de percussão que eram usados na música do templo, escolhido por orientação divina para o louvor e adoração.

A Bíblia ou Espírito de Profecia Proíbem a Bateria (?)

Como notamos a Bíblia não proíbe o uso de bateria, pois no templo, havia instrumentos de percussão.

Sobre instrumentos musicais, E. G. White, inspirada por Deus, escreveu: “Nas reuniões realizadas, escolha-se um grupo de pessoas para tomar parte no serviço de canto. E seja este acompanhado por instrumentos de música habilmente tocados. Não devemos opor ao uso de instrumentos musicais em nossa obra. Esta parte do serviço deve ser cuidadosamente dirigida; pois é o louvor de Deus em cântico” (Testimonies, vol. 9, págs. 143 e 144; citado no Manual da Igreja, edição revisada em 2000, pág. 72).

Uma vez que não há nenhum texto no Espírito de Profecia que condene o uso de bateria ou percussão como instrumento a ser usado no louvor (ou qualquer outro instrumento) pode-se afirmar o seguinte: a ênfase não é qual o instrumento a ser usado, mas como ele é usado. A recomendação é ser habilmente tocado, e é claro, nos princípios bíblicos.

O Espírito de Profecia nos fornece ampla informação concernente à música de louvor e adoração, com princípios inspirados tanto para o canto como para o tipo de música a ser ouvida e executada, mas não proíbe o uso de percussão.

Contraponto: Adna S.Calson

A percussão era usada no templo do Antigo Testamento?

Bíblia:(Sim), mas nem todos os instrumentos de percussão, apenas um. (címbalos).

Há uma confusão entre o que é bateria e o que é percussão. Não são sinônimos!

“Bateria é um conjunto de instrumentos de percussão, tocados por um só instrumentista, que faz parte da seção rítmica de um conjunto musical. Compõe-se basicamente de um bombo, com uma das faces voltada para o baterista; um tarol, dotado de cordas ou bordões de metal; uma caixa; dois pratos simples, um a cada lado do baterista, e um prato duplo, suspenso por um dispositivo dotado de pedal.” ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

Existem instrumentos de percussão que não compõem a bateria. Em síntese: a bateria pertence ao conjunto da percurssão.- Então o Templo, jamais teve uma bateria ou um conjunto de instrumentos rítmicos que se assemelhassem a ela.

· Deus permitiu o uso de apenas 1 tipo de instrumento de percussão dentro do templo. (címbalos).

II Crônicas 29:25 explicitamente afirma que o rei Ezequias “dispôs os levitas na casa do Senhor com címbalos, alaúdes e harpas conforme a ordem de Davi, e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque esta ordem viera do Senhor, por meio de seus profetas”. o autor de Crônicas afirma que estes instrumentos:címbalos, harpas e liras e as trombetas (Num 10:2), não estava baseado no gosto pessoal do rei, mas em uma ordem “do Senhor”.

· Davi instituiu o tempo, o lugar, e as palavras para a apresentação do coro levítico e fez os instrumentos musicais para serem usados no ministério deles (I Crônicas 23:5; II Crônicas 7:6). É por isso que eles são chamados “os instrumentos de Davi” (II Crônicas 29:26-27), mas a ordem veio de Deus. Assim como a lei não é de Moisés, é de Deus.

· Quando Deus estabeleceu o ministério dos levitas cantores, (depois da tentativa frustrada de Davi pra trazer a arca pra Jerusalém- I Cr. 15: 2 a 16) não permitiu que Davi continuasse utilizando “toda sorte de instrumentos” no serviço sagrado. Observe algumas características da primeira tentativa de transporte da arca ( II Samuel 6:1 a 10; I Crônicas 13:1 a 13) em contraste com o sucesso da segunda tentativa.(I Cr.15:2-28).

Observe o quadro comparativo abaixo:

1ª Tentativa

2ª Tentativa

Davi não tinha buscado ao Senhor (1 Cr. 15:13)

Davi buscou ao Senhor (1 Cr.15: 2; Dt.10:8)

Arca levada no carro de bois (1 Cr. 13:7)

A arca foi levada pelos levitas. (1 Cr.15:26)

Não tinha recebido ainda orientação sobre o ministério dos levitas.

Recebeu orientação.

(1 Cr. 15: 16-23)

Por não ter orientação, usou toda sorte de instrumentos.(2 Sm.6:5) harpas,saltérios,tamboris, pandeiros e címbalos.

Usou apenas instrumentos músicos de Deus ( sem saltérios tamborins e pandeiros) e estabeleceu definitivamente os instrumentos músicos do templo .( 2 Sm. 6:15; 2 Cr.15:28; 2 Cr. 7:6; 2 Crônicas 5:13;Neemias 12:36

Pegando a figura do templo como modelo normativo (assim como o pastor Yuri o fez) para o povo de Deus de hoje, pois Deus não mudou. (Tiago 1:17).

Deus excluiu do serviço do templo os instrumentos de percussão em forma de tambores, e levando em consideração que a bateria tem não é composta apenas dos decendentes dos antigos címbalos, mas tem também os descendentes dos tamborins e pandeiros, (que foram excluídos do serviço sagrado por Deus) ela é imprópria para o uso na adoração.

Ellen G. White inspirado por Deus chamou o que vemos hoje dentro da igreja de coisas estranhas:

A Música Torna-se um Laço

As coisas que descrevestes como tendo lugar em Indiana o Senhor revelou-me que haviam de ter lugar imediatamente antes do fim do tempo da da graça.Demonstrar-se-á tudo quanto é estranho. Haverá gritos com tambores, música e dança. Os sentidos dos seres racionais ficarão tão confundidos que não se pode confiar neles quanto a decisões retas. …

Uma balbúrdia de barulho choca os sentidos e perverte aquilo que, se devidamente dirigido, seria uma bênção. As forças dos agentes satânicos misturam-se com o alarido e barulho, para ter um carnaval, e isto é chamado de operação do Espírito Santo. … Essas coisas que aconteceram no passado hão de ocorrer no futuro. Satanás fará da música um laço pela maneira por que é dirigida. Mensagens Escolhidas, vol. 2, págs. 36 e 38. (Eventos Finais, Enganos Satânicos nos Últimos Dias, pág.159)

Anúncios

Sobre Adna

Sou Cristã, pertencente à Adventista do Sétimo Dia, nascida nesta igreja, frenquentadora, ativa, dizimista... sou esposa, mãe e professora. Gosto de ler, estudar, pregar, partilhar do amor de Deus com as pessoas! Este espaço é para divulgar a minha fé em um Deus amoroso e justo, na Sua palavra e nos ensinamentos dos Seus profetas!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.