Estudo Bíblico Sobre Música

Estudo Bíblico Sobre a Música

1º) A música é uma expressão da mente e do corpo. Que princípios bíblicos podemos aplicar ao louvor à Deus através da música? ICor.6:20. R:Devemos glorificar a Deus no nosso corpo.

2º) Como devem ser os hinos entoados à Deus ? Efésios 5:19. R:Devem ser espirituais. 3º) Que princípio é necessário em nosso coração ao entoarmos cânticos de louvor ao nosso Deus? Colossenses 3:16. R: Gratidão.

Há diferença entre sentimento e princípio. Sentimento é uma emoção que você sente em um determinado momento e depois passa e esquece. Princípio é algo que te acompanha por toda a vida. Exemplos de Sentimentos: alegria, raiva, tristeza, etc. Exemplos de Princípios: veracidade, honestidade, bondade e estes podem ser acompanhados por sentimentos. Isto acontece quando você sente uma alegria muito grande ao devolver o dinheiro que alguém perdeu.! Por outro lado, um sentimento pode se transformar em um princípio, desde que ele passe a ter prioridade na vida de uma pessoa. Por exemplo: Uma pessoa que sente uma tristeza muito grande, pode se transformar em uma pessoa triste, e daí a tristeza passa a fazer parte de tudo que é e que faz, não importa os momentos felizes que ela tenha, continuará sendo uma pessoa triste.A gratidão que expressamos em nossos cânticos de louvor, não deveriam ser meramente um sentimento, mas um princípio!

4º) Como os verdadeiros adoradores adoram ao Senhor? João 4:24. R: Em espírito e em verdade. (ou seja com o coração e com a mente)

5º) Se nós precisamos estar incontaminados do mundo,( Tiago 3:11,12; 1:27; 4:4) como deve m ser nosso vestuário, nossa comida, nossos relacionamentos e até a nossa música? R:

6º) Como devem ser as palavras proferidas pelos que cantam? I Cor. 14:9,19. R:

7º) Que estilo musical seria apropriado para o culto? I Cor.10:23,31-33. R:

 8º) Quais os riscos que corremos ao fazermos algo que cause escândalo aos nossos irmãos? Lc.17:1-2; I Cor. 8:13. R:

9º) No culto estão envolvidos aspectos emocionais e racionais (coração e mente) (1 Coríntios 14:15) e tudo que vamos fazer devemos utilizar as duas partes. Existe uma parte que predomina sobre a outra? Rom. 12:1. R:

 

Você pode falar uma verdade com emoção ou sem emoção, no final das contas o que importa mesmo é se você falou a verdade. É claro que ênfase e emoção pode dar credibilidade à mensagem, mas este não é o ponto mais importante. Algumas pessoas se emocionam e choram em troca de dinheiro, ou simplesmente pelo prazer de representar (atores), mas que grande importância tem essas mensagens emocionantes que vemos sendo interpretadas, se elas não nos levam para mais perto de Deus?

 

10º) Não seria bom que conhecêssemos as coisas que aprovamos (inclusive a música) e que não tivéssemos dúvidas sobre o assunto? Rom.14:21,22…. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.

11º) Mas é verdade que o povo no passado dançava ao som dos tambores para louvar a Deus? Salmos 150:4; I Tess.5:20;II Samuel 6:5-7. R:

12º)Quais os instrumentos musicais eram utilizados pelos israelitas ao louvarem a Jeová? Êxodo 15:20; II Samuel 6:5-7.

13º) Existe alguma orientação direta de Deus quanto aos instrumentos musicais que poderiam ser usados nos cânticos em Sua honra? II Crônicas 29:25 a 28.

Veja a tabela comparativa dos acontecimentos que antecederam as ordens de Deus sobre os instrumentos musicais que deveriam ser utilizados no serviço do templo.

 Compare o antes e o depois no que diz respeito ao transporte da arca feita por Davi, e o antes e depois dos instrumentos utilizados por ele.

Antes

Instrumentos Musicais– Toda sorte de instrumentos musicais de pau de faia, harpas, saltério,tamborins, pandeiros e címbalos. II Samuel 6:5 

Orientações: Não tinham recebido orientações sobre o serviço de cântico.

Davi: Consultou apenas os capitães e os príncipes. I Crônicas 13:3

A Arca: Foi levada em um carro de boi. (1 Crônicas 13:7)

Obediência: Davi não buscou ao Senhor para saber como o Senhor tinha orientado.(1 Crônicas 15:13)

Depois

Instrumentos Musicais– Ao som das trombetas, clarins e címbalos (sem saltério, tamborins e/ou pandeiros) II Samuel 6:15;I Crônicas 15:28

Orientações: Receberam instrução sobre o serviço de cântico.(I Crônicas 15:1-23)

Davi: Consultou os sacerdotes. I Crônicas 15:11-13.

A Arca: Foi levada pelos levitas. (1 Crônicas 15:26)

Obediência: 1 Crônicas 15:2- Davi reconheceu a necessidade da arca ser levada como o Senhor ordenara.( Deuteronômio 10:8) 14º)

Os mandamentos que foram dados nesta ocasião foram dados por quem? 2 Crônicas 29:25… este mandado veio do SENHOR, por intermédio de seus profetas. R:

 

Da mesma forma em que a lei de Deus não é a lei de Moisés, este mandamento sobre o serviço de cântico ( o louvor e instrumentação) não foi de Davi ou de Gate, mas de Deus!

15º) Existe algum momento da história do povo de Deus, em que os cânticos deles ofendiam ao Senhor? Amós 6:1,5;5:21-23. Você acha que esta situação pode se repetir com o povo de Deus em nossos dias? R:

 

No próximo estudo veremos a orientação profética para os nossos dias no que diz respeito à música. Convido você a fazer este próximo estudo dentro do Espírito de Profecia. Provérbios 29:18 Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz. 1 Coríntios 14:22… mas a profecia não é para os incrédulos, e sim para os que crêem. 1 Ts 5:20 Não desprezeis as profecias;

 

Anúncios

Sobre Adna

Sou Cristã, pertencente à Adventista do Sétimo Dia, nascida nesta igreja, frenquentadora, ativa, dizimista... sou esposa, mãe e professora. Gosto de ler, estudar, pregar, partilhar do amor de Deus com as pessoas! Este espaço é para divulgar a minha fé em um Deus amoroso e justo, na Sua palavra e nos ensinamentos dos Seus profetas!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.